Gracie Barra - Carlos Gracie Jr.Gracie Barra - Carlos Gracie Jr.

Procure
Jiu-Jitsu for Everyone
0

9 Dicas fundamentais para praticantes da Arte Suave

251146_114858225269292_6365570_nPerceba que o Jiu-Jitsu proporciona ao praticante não apenas uma arte marcial, uma defesa pessoal. Autoconhecimento, confiança, saúde, preparo físico, poder de ação, humildade… São diversas as lições que podemos aprender dentro do dojô e carregarmos para o cotidiano. Quem treina sabe disso.

Confira abaixo algumas lições fundamentais da arte suave:

1 – Já dizia Carlos Gracie, o primeiro da família a ensinar Jiu-Jitsu: “A defesa do homem começa pela boca”. Procure adicionar à sua dieta frutas da época, legumes e verduras. Evite a acidez no organismo. A pessoa bem alimentada é mais confiante, feliz e tranquila. Um organismo assim tem mais condições de expelir qualquer doença”.

2 – Abrir o coração e perceber que a tentação pelo conforto pode ser o grande inimigo dos nossos sonhos é primordial.

3 – Respeito: jamais segure uma finalização depois dos três tapinhas. Se estiver na dúvida se o parceiro bateu, solte na hora – melhor a preocupação do que o mal-estar.

4 – Seja finalizado. Na verdade, isso ninguém quer, mas não tenha medo de se arriscar. Se você bater, tudo bem, que sirva de lição. Um ensinamento que, bem interpretado, serve para toda a vida. “Não tenha medo de evoluir e, se errar, aprenda com isso para não repetir.”

5 – O próprio peso do corpo e cargas extras de elementos naturais proporcionam ótimos exercícios. Um ótimo exercício são os abdominais na piscina. Coloque os pés para fora da borda, seguros pelas mãos de um amigo. Faça abdominais rapidamente. Com a resistência da água, é uma ótima opção para ganhar preparo sem forçar as articulações.

6 – Quer competir? Então seja um lutador completo. Puxar para a guarda é uma peculiaridade do Jiu-Jitsu e não deve ser desprezado. Mas, muitas vezes, esconde a preguiça do atleta em sair da zona de conforto. Por isso trouxemos um dossiê completo sobre a arte de derrubar. Vale lembrar, grandes campeões da familia Gracie  se destacam no chão, mas executam boas quedas que, muitas vezes, se tornam armas imprescindíveis para a estratégia e tática em uma competição. Busque evoluir em vários sentidos em todas as áreas da vida, não se sinta satisfeito com o que já sabe e é bom.

7 – O Jiu-Jitsu exige a capacidade de se movimentar em todas as direções e ângulos. Por isso, exercícios que treinem tais movimentações são vitais. Quanto maior as raízes da árvore, mas difícil será de o vento derrubá-la.

8 – Não subestime. Mesmo com os menos graduados podemos aprender lições importantes. Enfim, não despreze, mesmo que seja alguém mais fraco, de um cargo inferior no trabalho, de outra classe social, de outra religião, mais jovem… Sempre podemos aprender. O faixa-branca de ontem pode ser o futuro faixa-preta de amanhã.

9 – Motivação. “A missão do professor de Jiu-Jitsu é desenvolver a capacidade de motivar o aluno a realizar os próprios sonhos. Para isso, o professor deve utilizar todas as ferramentas que o Jiu-Jitsu oferece”, palavras do faixa-coral Carlos Gracie Jr. Disse tudo ou não?

Leave a Reply

Quer uma Aula Gratuita?


... e aula introdutória DE GRAÇA!





Por favor, preencha o formulário abaixo e uma pessoa da nossa equipe irá entrar em contato.

Visite Nossa Loja

Compre uniformes, camisas, casacos, acessórios, shorts, DVDs e muito mais em um lugar que você pode confiar.



Shop in our Store

Buy uniforms, shirts, sweatshirts, accessories, shorts, DVDs, and much more in a place you can trust.