Gracie Barra - Carlos Gracie Jr.Gracie Barra - Carlos Gracie Jr.

Procure
Jiu-Jitsu for Everyone
0

Lucio Lagarto detalha treinos, alimentação e conceitos para vencer o Europeu de Jiu-Jitsu

lucio-lagartoPrimeiro faixa-preta campeão absoluto do Europeu, em 2004, Lucio Lagarto está pronto para testar seu jogo contra a molecada, no evento da IBJJF que ocorre de 21 a 25 de janeiro em Lisboa, Portugal.

O professor de Jiu-Jitsu radicado na Inglaterra comemorou as festas de fim de ano com muito treino: “Um atleta que vai lutar numa competição como essa não pode se dar o luxo de não treinar. Para mim não é sacrifício, e sim um grande prazer”.

O lutador da GB detalhou como está se preparando física e mentalmente para tentar mais uma medalha, e distribuiu lições valiosas para quem treina Jiu-Jitsu: “Gosto e uso todos os tipos de guarda. Acredito que são ferramentas ligadas uma a outra, como um canivete suíço”, ensina. “Na faixa-preta, não pode haver nenhuma área em que nos sintamos desconfortáveis ou inseguros”.

Veja o que mais Lagarto tem a dizer:

GRACIEMAG: Lucio, como você driblou as festas de fim de ano para se manter em forma para o Europeu?

LUCIO LAGARTO: No nível em que o Jiu-Jitsu está, um atleta que vai competir numa competição como essa não pode se dar ao luxo de não treinar. Gosto muito de treinar, então mantenho meus treinos nessas datas também, o que para mim não é sacrifício, e sim um grande prazer. Tenho alguns parceiros de treino e alunos que têm a mesma filosofia. Continuamos treinando mesmo com esses feriados, três vezes por dia, incluindo técnicas, estudos e lutas. Minha preparação física tem adotado pesos, circuitos, corridas. E ainda tem o treino específico.

Você foi o primeiro campeão absoluto do Europeu, em 2004. Carrega ainda alguma responsabilidade ao lutar lá?

Nada, é uma recordação muito positiva quando me lembro desse título. Sinto-me como um dos pioneiros no Jiu-Jitsu na Europa e toda vez que chego ao ginásio em Lisboa todos me acolhem muito bem, sinto-me em casa. Para o Europeu 2015 estou focado, com vontade de lutar e curtir cada segundo.

Você é um peso pesado que consegue usar diversos tipos de guarda no Jiu-Jitsu. Como você desenvolveu esse jogo?

Aprendi com meus professores que a guarda é a essência do Jiu-Jitsu. Temos de ser completos, na faixa-preta não pode haver nenhuma área em que nos sintamos desconfortáveis ou inseguros. Gosto e uso todos os tipos de guarda. Acredito que são ferramentas ligadas uma a outra, como um canivete suíço. Se não der uma guarda, vamos para outra. Todas elas têm o mesmo objetivo que é o de raspar, finalizar ou bloquear a passagem do adversário. Acho que, pelo meu biótipo (sou um cara longo e tenho a perna comprida), fico confortável com as costas no chão. Eu cresci na Gracie Barra treinando e admirando atletas como Roleta, Pé de Pano e outros. Não faltaram boas referências.

Que tipo de lanche você indica para nosso leitor praticante manter a força e o gás no Jiu-Jitsu?

Minha alimentação é muito natural, pois não posso tomar suplementos. Como peixes, saladas, carboidratos sempre integrais e diversas frutas. Procuro comer tudo orgânico. Tenho uma nutricionista que calcula meus gastos calóricos e monta um programa de acordo com o meu volume de treino. Para o lanche antes de treinar, opto por frutas, sanduíches integrais, leite de amêndoas, sucos e vitaminas que eu mesmo preparo.

Alguma lição final para nosso leitor e praticante de Jiu-Jitsu que sonha pegar a faixa-preta um dia, ou ser um grande campeão?

Qualquer que seja o objetivo da pessoa, competir ou buscar o Jiu-Jitsu como qualidade de vida, a dica é amar o esporte, para sempre. Pense que isso agora é parte da sua vida. Não vá devagar nem rápido demais. Treine sempre e constantemente, e não exagere. Observe bastante a parte técnica e tente ser o mais completo possível. Entenda que a evolução não para nunca!

Fonte: GracieMag

Leave a Reply

Quer uma Aula Gratuita?


... e aula introdutória DE GRAÇA!





Por favor, preencha o formulário abaixo e uma pessoa da nossa equipe irá entrar em contato.

Visite Nossa Loja

Compre uniformes, camisas, casacos, acessórios, shorts, DVDs e muito mais em um lugar que você pode confiar.



Shop in our Store

Buy uniforms, shirts, sweatshirts, accessories, shorts, DVDs, and much more in a place you can trust.