Gracie Barra - Carlos Gracie Jr.Gracie Barra - Carlos Gracie Jr.

Procure
Jiu-Jitsu for Everyone
0

Por que o Jiu-Jitsu e a luta são sinônimos de paz?

bob-ross-paisagem-e-paz

Quando se pratica Jiu-Jitsu, muitas perguntas vêm à mente. Que sensação boa é esta? Por que razão eu estou me sentindo tão bem? Por que não consigo parar de pensar em Jiu-Jitsu? Onde foram parar aqueles 20 quilos?

Outra questão recorrente, quase sempre disparada por quem não pratica Jiu-Jitsu, é: como você é capaz de falar em paz quando pratica uma luta marcial?

A resposta mais bonita à essa espécie de “pergunta universal” das artes marciais bateu na minha cara hoje cedo, numa revista “Trip” deitada no balcão da lanchonete Bibi Sucos, num Leblon embaixo de chuva. A publicação é de março, e o artigo, do jornalista mineiro Lauro Henriques Jr., começa da seguinte maneira:

“Certa vez, um sábio imperador convocou os pintores mais talentosos do mundo e lançou o desafio: daria um prêmio fabuloso àquele que fizesse o melhor retrato da paz. Mãos à obra, o resultado foi uma série dos quadros mais incríveis jamais vistos. Dentre eles, o monarca selecionou dois finalistas.

“No primeiro, via-se um lago cristalino, que refletia as montanhas verdejantes à sua volta e os pássaros voando no céu azul. Já no segundo, um despenhadeiro erguia-se sob um céu negro, cortado por relâmpagos, enquanto uma cachoeira desabava morro abaixo junto da tempestade. Todos se maravilhavam ao ver a primeira obra, já prevendo a sua vitória; afinal, a outra era o oposto da paz.

“Porém, para assombro geral, foi justamente a segunda a escolhida pelo imperador, que explicou sua decisão: ‘Vocês não observaram o detalhe mais importante da pintura. Reparem ali’. Todos, enfim, notaram: atrás da cachoeira, saindo das ranhuras da rocha, havia um pequeno arbusto e, nele, um ninho de passarinho – nesse ninho, alheio ao caos reinante, a mãe passarinho chocava seus ovos em paz. ‘Estar em paz não significa estar onde não há confusão ou dificuldades’, disse o imperador. ‘A verdadeira paz acontece quando, mesmo em meio a tudo isso, você permanece calmo em seu coração.’

Você não concorda com o imperador? O Jiu-Jitsu não é a ferramenta ideal para, num mundo apressado e caótico, manter a serenidade e andar sempre confiante?

Fonte: GracieMag

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Quer uma Aula Gratuita?


... e aula introdutória DE GRAÇA!





Por favor, preencha o formulário abaixo e uma pessoa da nossa equipe irá entrar em contato.

Visite Nossa Loja

Compre uniformes, camisas, casacos, acessórios, shorts, DVDs e muito mais em um lugar que você pode confiar.



Shop in our Store

Buy uniforms, shirts, sweatshirts, accessories, shorts, DVDs, and much more in a place you can trust.