Gracie Barra Campinas: Segurança e Defesa pessoal com o Professor Liberi

Nós da Gracie Barra Campinas fomos buscar com o Professor Liberi o que ele tem para compartilhar sobre defesa pessoal. O Professor Liberi é referência quando o assunto é Segurança e Defesa Pessoal, tendo inclusive sido instrutor de forças militares de operações especiais e forças de segurança pública.

A defesa pessoal está na origem do nosso Jiu-jitsu. Seu desenvolvimento passa pela comprovação de que se trata de uma excelente técnica de combate e seu aprendizado uma ferramenta imprescindível para todos que se preocupam a sua segurança.

Seguem algumas respostas do Professor Liberi:

Gracie Barra Campinas: Professor, ouvi uma frase sua dizendo que o “propósito das artes marciais é a preparação para a vida e não deve ser focada somente somente nas competições“. Defesa pessoal é arte marcial para a vida? Como a Gracie Barra Campinas conduz o treino de defesa pessoal no dia a dia?

Professor Liberi: A realidade de toda arte marcial é a defesa pessoal. No entanto, a prática da arte deve visar antes de tudo a melhoraria constante do praticante em todos os aspectos de sua vida, inclusive no que diz respeito a evitar situações de confronto e não somente preparar-se para vence-las fisicamente falando.

Na Gracie Barra todos os alunos do programa GB1 (para iniciantes), começam o treinamento pela defesa pessoal. Os alunos do programa GB2 (intermediário) aprendem a utilizar as quedas da luta esportiva em situações de defesa pessoal e, junto com os iniciantes do GB1, fazem a revisão das técnicas de defesa pessoal toda sexta-feira (na Gracie Barra Campinas). Já os alunos do GB3 (avançados, que são das faixas azul à preta), se aprofundam na luta esportiva sem kimono, nas técnicas de MMA, bem como na defesa pessoal.


Gracie Barra Campinas: As Forças Armadas americanas conduzem treinos sistemáticos de Jiu-jitsu para seus quadros em suas Bases. O senhor é reconhecido pelos treinos de defesa pessoal a frente do Pelotão de Operações Especiais do 28º Batalhão de Infantaria Blindada em Campinas e também por seminários junto às polícias civis e militares. Qual o diferencial do Jiu-jitsu para as forças de segurança?

Professor Liberi: Em minha opinião o Jiu-Jitsu é a arte marcial que melhor se adapta a situações de combate corpo-a-corpo que as forças de segurança possam vir a enfrentar. Tanto é verdade, que vários exércitos do mundo, inclusive o americano, empregam o nosso Jiu-Jitsu como forma de preparar os seus soldados para situações de combate aproximado.


Defesa Pessoal Campinas

Gracie Barra Campinas: Professor, as pessoas que nunca treinaram nenhuma arte marcial e dispõe de pouco tempo durante a semana podem também se beneficiar dos treino de defesa pessoal? Gostaria que o senhor comentasse a frase do Grande Mestre Hélio:

“O Jiu-Jitsu que eu criei foi projetado para dar aos fracos a chance de enfrentar os mais pesados e fortes”

Professor Liberi: Sim, claro que podem, pois o nosso método por ter como lema o “Jiu-Jitsu Para Todos” separa os programas de forma a atender a qualquer pessoa que queira treinar na Gracie Barra.

Segundo o próprio Grão Mestre Helio Gracie explicou, ele adaptou alavancas de corpo para que uma pessoa mais fraca pudesse maximizar a sua força e aproveitando a de um adversário mais forte. Para isso, ele sempre contou com a orientação do seu irmão mais velho, o Grão Mestre Carlos Gracie, que foi o primeiro da família aprender o Jiu-Jitsu (ele foi aluno do japonês Mitsuyo Maeda, o Conde Coma, introdutor da nossa arte marcial no Brasil).


Agende uma aula gratuita

Gracie Barra Campinas: Professor, os números da violência contra a mulher são alarmantes em nosso país e sabemos que é uma preocupação do senhor, tendo inclusive ministrado seminários focados na defesa pessoal da mulher. Qual o conselho o senhor daria para as mulheres e como elas se beneficiam dos treinos de defesa pessoal?

Professor Liberi: Meu conselho para as mulheres é para que todas treinem Jiu-Jitsu na Gracie Barra, pois a nossa arte marcial irá prepara-las para se defenderem das mais variadas agressões.


Defesa Pessoal Campinas

Gracie Barra Campinas: Professor para finalizar, o senhor poderia deixar alguma dica de segurança e defesa pessoal para as pessoas que acompanham a página da Gracie Barra Campinas?

Professor Liberi: Sim, andem sempre atentos, estejam sempre preparados, pois vivemos em uma sociedade extremamente perigosa. Evitem andar mexendo no celular, seja a pé ou no carro, pois isso além de tirar a nossa atenção do que ocorre a nossa volta, nos deixa vulneráveis à pessoas mal intencionadas. E a melhor forma de estar preparado é praticar Jiu-Jitsu na Gracie Barra.

Publicado em 9 de julho de 2019 por